sábado, 3 de abril de 2010

Espanha entra hoje no apagão analógico


Desde hoje, todas as televisões dentro do território espanhol só funcionam com sinal digital. O que, na prática, significa mais qualidade de imagem e som e mais opções de canais na TV aberta, além da possibilidade de reproduzir o conteúdo das programações em celulares, computadores, etc.
Com a medida, a Espanha se adianta a um acordo da União Europeia sobre a TV digital, que determina o dia 1º de janeiro de 2012 como data limite para que todos os países transmitam o sinal digital.
Claro que ainda existem os chamados pontos de sombra - lugares em que o sinal digital ainda não chegou mas que também já não dispõem da transmissão analógica. Ou seja, nada de televisão para esses moradores. "Minha vizinha não consegue ver nada. Simplesmente não pode ver televisão", disse ontem, indignada, uma moradora de um povoado na região da Galícia, no norte da Espanha.
Mas a Secretaria de Telecomunicações do governo afirmou que ajustará o problema nos próximos dias e que o sinal digital já chegou a 98,7% da população espanhola.
A secretaria diz que o objetivo é nada mais que transmitir programas com mais nitidez e mais opções para os telespectadores, mas há também o lado comercial da história: para receber o sinal digital - a única opção de se assistir televisão hoje no país - é preciso comprar o chamado TDT (Televisão Digital Terrestre), um adaptador para as TV que ainda não são digitais (a maioria nas casas espanholas) e que, na Espanha, já tem nada menos de 30 milhões de unidades vendidas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tirando o lado comercial do assunto, a imagem realmente é muito boa, assim como seus textos!

Bel disse...

Tirando o lado comercial do assunto, a imagem realmente é muito boa, assim como seus textos!