sexta-feira, 16 de abril de 2010

Sinal de fumaça

A tal fumaça do vulcão islandês baixou na Península Ibérica. Os aeroportos espanhóis também cancelaram os voos para os países do norte da Europa. E o Barajas, o aeroporto madrilenha conhecido com a "porta da Europa" vive nesta sexta-feira dia de Guarulhos em tempos de crise área brasileira: está lotado, com gente estressada, sentada e deitada no chão, horas e horas de espera, falta de informação, etc.
A seguir, nota que fiz para a Rádio França Internacional:

O caos aéreo provocado por cinzas de um vulcão na Islândia já alcançou o sul da Europa. Na Espanha, 932 voos mais da metade dos programados a países do norte europeu, foram cancelados nesta sexta-feira, segunda a Aena, empresa responsável pelos aeroportos do país. Todos eles permanecem abertos, mas nenhum está operando voos que chegam ou partem de Paris, Londres, Berlim, Zurich, Dublin e Varsóvia.
No total, os cancelamentos representam cerca de 58% dos 1.600 voos previstos pela Aena nesta sexta-feira entre a Espanha e países do Norte da Europa. Com isso, ao menos 13 mil passageiros, que registraram queixa por telefone à Aen, foram afetados.
No aeroporto de Barajas, em Madri, um dos maiores da Europa, há filas em todos os terminais de check-in e postos de informação. Os corredores estão lotados e muitos passageiros se queixam de falta de informação. Alguns deles relataram à Rede de Televisão Espanhola que esperam mais de seis horas sem saber quando vão embarcar.
A Aena informou que acordou com todas as companhias aéreas para que devolvam o dinheiro dos voos cancelados. A espanhola Iberia, no entanto, informou em nota que apenas trocará as passagens de quinta-feira, 15 de abril, a sábado, 17 de abril, entre cidades espanholas e Paris, Londres, Dublin, Bruxelas, Amsterdan e Copenhague.
Além de Barajas, os aeroportos mais afetados da Espanha são os de Réus, em Barcelona, Palma de Mallorca, Lanzarote, Málaga, Valencia e Alicante. Todos eles, no entanto, continuam em funcionamento.

Nenhum comentário: