segunda-feira, 5 de abril de 2010

Gran Via completa cem anos


Num dia em que se divulgou recorde de mortos nas estradas da Espanha durante a Semana Santa e em que foi encontrado o corpo de uma menina de 13 anos desaparecida há dias em Toledo, a notícia que ganhou destaque em todos os jornais, TVs e sites do país foi uma simples efeméride: os cem anos da Gran Via, a principal rua de Madri e símbolo do modernismo espanhol. Durante toda a manhã, emissoras transmitiram ao vivo a visita dos reis da Espanha à via, cujo centenário foi celebrado hoje.
Digamos que é uma espécie de Champs Elysée e Broadway em uma versão (bem) mais humilde.
Mas a rua, que concentra os principais teatros e cinemas da cidade, também tem seus méritos. Foi lá, por exemplo, que Hemingway escreveu notas de guerra, que se instalou o primeiro Mc Donald´s da Espanha no período pós-franquista e que viveu o pintor Goya - numa das casas, aliás, demolidas nos primeiros anos do século XX para se construir a via, uma das maiores obras urbanas da história do país.
No lugar dos casebres e ruas estreitas, construiu-se uma via larga com uma série de edifícios multiformes, expressão do Art Decó e que contam um pouco da história da arquitetura do país. Na maioria deles, funcionam hotéis da Gran Via, nos quais estrelas de Hollywood se hospedavam quando visitavam a Península Ibérica. Lojas de marca? Estão todas espalhadas pelo 1,3 km da via, símbolo também do capitalismo na Espanha.
Para quem estiver em Madri este mês, há programação especial para comemorar o centenário da rua, com shows, visitas guiadas todos os domingos, exposições e até feira de "tapas" espanholas (tudo em http://www.esmadrid.com/recursos/doc/es/Siempre/Guia/InformacionTuristica/1876568398_313201074132.pdf). Para quem não estiver, dá para ter uma ideia com esta matéria da Agência Efe de notícias:

Um comentário:

Bel disse...

Outra noticia que ganhou espaço no El Pais: Grande Hermano brasileño bate recorde mundial de votação, 155 milhões de votos. Que isso minha gente?! (Detalhe: esses votos são pagos!).
Tô indo na feirinha comer uns tapas ;)