segunda-feira, 19 de abril de 2010

Sinal de fumaça II

A partir desta segunda-feira e até a normalização do tráfego aéreo europeu, a Espanha será usada como plataforma de entrada para países do norte do continente, principalmente o Reino Unido. Os aeroportos espanhóis, que permanecem abertos, vão receber passageiros que querem chegar ao norte europeu e redistribuí-los por meio de barcos, trens e ônibus até o seu destino final. Só nesta segunda-feira, a operação deve ser utilizada por cerca de 100 mil pessoas, segundo o Ministério de Fomento espanhol.
A medida, que entrou em vigor as 9h30 desta segunda-feira, foi acordada entre os governos espanhol e britânico. O ministro de Fomento espanhol, José Blanco, que anunciou o acordo, convocou ainda para esta tarde uma reunião extraordinária entre os ministros de Transporte de todos os países da União Europeia para chegar a uma solução para o caos aéreo que se formou na Europa nos últimos dias.
A ideia é que, enquanto a situação não se normalize, a Espanha funcione como porta de entrada do continente europeu. Nesta segunda-feira, o país já receberá passageiros que estão em países da América do Norte e da Ásia com bilhetes para países do norte da Europa.
Os transportes marítimos serão a principal via de conexão, segundo o Ministério de Fomento. O governo britânico anunciou inclusive que vai auxiliar a Espanha nesta operação mobilizando parte de sua força marítima. Já para a conexão terrestre, o governo espanhol fortaleceu as linhas ferroviárias, principalmente com a França. Nesta segunda-feira, a Renfe, empresa que opera as linhas ferroviárias da Espanha, anunciou que já disponibilizou 2.400 lugares extras em seus trens.
Em entrevista à Rádio Espanhola na manhã desta segunda-feira, o ministro José Blanco afirmou que a Espanha está preparada para receber parte dos voos que seriam destinados ao norte da Europa. Mas disse que a situação é variável, porque depende das condições do vento. Na manhã desta segunda-feira, os aeroportos do país funcionavam normalmente, embora com muitas filas e tumulto principalmente em Madri e Barcelona.
A reunião entre ministros de Transporte da União Europeia está prevista para as 15h desta segunda-feira. Nela, caberá à Espanha, que preside a União Europeia, formular uma proposta para dar fim ao caos aéreo na Europa o quanto antes.
-----
Veja também na Radio França Internacional: http://www.portugues.rfi.fr/europa/20100419-com-aeroportos-abertos-espanha-ajuda-desafogar-caos-aereo

Nenhum comentário: