sábado, 2 de janeiro de 2010

Vamos começar?

Touradas, Flamenco, Paella, Siesta.
Se você acha que essas quatro palavrinhas descrevem a Espanha,.. bem, você está certo. Mas, assim como a triologia samba, futebol e carnaval, elas formam apenas uma das muitas possibilidades de enxergar o país europeu. As outras - muitas outras - são o foco deste blog, que aproveita o início da presidência espanhola da União Europeia - de hoje até o fim de junho - como o gancho para um mergulho numa sociedade da qual eu participo há um ano.
Sim, a Espanha ainda é o país das touradas - embora muito se discuta sobre sua extinção -, da paella - ainda que daqui se dite o que há de mais contemporâneo na gastronomia atual -, do flamenco - que tem dividido o palco com outras expressões musicais - e da siesta - tente ir ao banco ou em alguma loja entre 14h e 17h e você verá como esse hábito resiste ao tempo por aqui.
Mas neste espaço vamos colocar os holofotes na Espanha do cotidiano, na Espanha do desemprego, da imigração, dos diferentes dialetos e regiões separatistas, da energia eólica, das discussões para liberar o aborto e proibir o cigarro em locais fechados, das heranças nacionalitas de Franco, da chamada geração "mileurista", das grandes liquidações semestrais, da gastronomia "de ponta" e da tradicional, da força do catolicismo e da oposição direitista, da impopularidade crescente do presidente, das características da população, do ETA, das festas, das cidades, do turismo, da bolha imobiliária, da qualidade da programação televisiva...e do que mais for aparecendo por aqui.
O ponto de vista, claro, é pessoal, mas sem qualquer intenção de bajular ou criticar o país. A ideia é compartilhar minhas impressões e transmitir um pouco do que se passa do lado de cá. Vamos começar?

3 comentários:

Cris disse...

Estarei acompanhando! Assuntos não faltam, né. Boa sorte e que seu blog dure vários anos =) bjos Cris

Luisa Belchior disse...

Brigada Cris, pela asssitência e pelas pelas dicas!
bjs.

Juli disse...

Vou seguir suas impressões...Pretendo daqui 1 ou 2 anos ir à Madrid para estudar a mídia espanhola.Nada melhor do que ler as impressões de uma jornalista.Parabéns pelo Blog!
Juliana Cristina
Estudante de Jornalismo
PUC-MG