quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Trufas e caviar - luxos sustentáveis?


Essa foi a questão que abriu o Madridfusión nesta quarta-feira.
A resposta, de novo, foi que sim, pelo menos no que depender dos produtores espanhóis, que têm investido na agricultura sustentável.
Bom, para os bolsos, nem tão sustentável assim: no leilão de trufas brancas de Soria, como estas da foto acima, realizado em uma das sessões de hoje, um ramo de 340gramas do produto, colhido na noite anterior, segundo os organizadores do leilão, foi arrebatado por nada menos que 5.500 euros.
Para os bolsos mais magros, a opção foi disputar 425 gramas de trufas negras de Soria, que, no "mercado comum", saem por 1.200 euros e, no leilão, foram para as dispensas do restaurante madrilenho Don Giovanni, depois de uma disputa acirrada com o chef francês Alain Ducasse, que foi a estrela do dia e do qual falaremos no próximo post.
Já o caviar não foi cobiçado pelo leilão, mas apresentado pelo também francês Michel Troigrois, da mesma família que expandiu suas alas para o Brasil através do Claude Troigrois.
À pergunta do início, Michel foi enfático: tornar o caviar um luxo sustentável é não só uma possibilidade como uma realidade. Prova disso é a cultura ecológica do produto existente na Andalucia, região no sul da Espanha, para a qual Troigrois "milita" desde que conheceu. "É de uma nobreza extraordinária", disse. E "ecosustentável".

Nenhum comentário: