quarta-feira, 28 de julho de 2010

Catalunha proíbe touradas

O Parlamento da Catalunha proibiu hoje a realização de touradas em todo o território da região, uma das principais do país. Se trata da segunda região a proibir esta que é, ainda, uma das marcas da Espanha mundo afora.
A medida, aprovada depois de árduos debates (mencionados aqui), é mais simbólica, já que, na prática, a tradição espanhola de esfaquear touros em praça pública já era pouco bem-vinda e pouco exercida numa Catalunha progressista e separatista. Além disso, a medida aprovada hoje só entrará em vigor a partir de 2012 - e os pró-touradas já prometeram muito barulho até lá para tentar reverter a proibição.
Mas o simbolismo da atitude dos 68 deputados catalães que aprovaram o veto - um pouco mais dos 55 que votaram contra - é forte: põe em confronto a nova Espanha, mais aberta ao mundo e a valores como a proteção dos animais, com a velha Espanha, muito apegada às suas tradições. Quem já foi a uma tourada em Sevilha, que tem a praça de touros mais famosa do país, com sessões que atraem uma poderosa elite em traje de gala e com ingressos que beiram os 500 euros, sabe que, se essa medida significa uma mudança, ela não será fácil.
A briga, que já começou nas primeiras horas após a sessão do Parlamento, promete ser boa. Oposição, associações, organizações não-governamentais, amantes da prática e até filósofos já entraram nela. Sinal de que muita discussão vem por aí.

Nenhum comentário: