domingo, 18 de julho de 2010

A semana do dissidentes cubanos em Madri


Madri é mesmo eclética. Um dia depois de receber os campeões da Copa, outro avião muito esperado aterrissou na cidade, mas, desta vez, trazendo dissidentes cubanos do governo de Raúl Castro à Espanha. Eram sete, e formavam a primeira leva dos 52 presos políticos que Castro concordou em libertar nos próximos quatro meses, em acordo com a igreja mediado pelo governo espanhol, que ofereceu o acolhimento dos ex-presos.
Ao longo da semana, outros dissidentes libertados foram aterrissando em Madri. Até agora são 11, mas na próxima terça-feira devem chegar mais nove.
Apesar de libertados, esses cubanos _que trouxeram a família a tiracolo_ têm reclamado bastante da rotina "tutelada" em Madri. Isso porque não sabem para onde vão _o governo espanhol enviará cada família a uma cidade distinta do país_, não sabem aonde trabalharão _tarefa difícil em um país com mais de 20% de desempregados_ e muito menos qual será seu status_ a Espanha quer dar-lhes a condição de imigrantes com "proteção subsidiada", mas os cubanos querem ser refugiados políticos.
Além disso, foi muito polêmica a hospedagem que o governo arrumou para os cubanos: um albergue de beira de estrada no meio de um polígono industrial em um dos subúrbios de Madri. Lá, eles foram alojados em quartos pequenos compostos de camas individuais e quatro lockers e banheiros compartilhados por andar.
No mais, a grande discussão por aqui tem sido se essa libertação representa de fato uma mudança no governo do Cuba em direção ao maior cumprimento dos direitos humanos _o que a maioria deles acha que não, ou se é simplesmente uma jogada de interesses tanto por parte da Espanha, que quer mostrar um protagonismo na Europa e na América Latina, quando da própria Cuba, interessada em abrandar bloqueios econômicos internacionais e, com isso, sua crise econômica.
Aqui, deixo o link para algumas matérias que fiz sobre o caso esta semana, relatando a chegada dos presos, o limbo que enfretam em Madri, os relatos da rotina na prisão, as críticas ao presidente Lula e até a confissão de que viam novela da Globo da prisão!

Nenhum comentário: