domingo, 5 de setembro de 2010

ETA anuncia cessar-fogo, mas governo não leva fé

ETA anuncia un alto el fuego en un vídeo difundido por la BBC



Depois de 51 anos de existência e de fazer 829 vítimas mortais, o grupo terrorista basco ETA anunciou neste domingo um cessar-fogo através de um vídeo. Apesar do anúncio, inédito na história do grupo, o governo e a oposição da Espanha consideraram a trégua insuficiente para iniciar um diálogo com os terroristas, que exigem a independência do País Basco, região no Norte da Espanha.
Logo após a divulgação o vídeo, feita na manhã deste domingo pela rede inglesa BBC, governo e oposição reagiram à notícia e disseram considerar o cessar-fogo insuficiente para iniciar qualquer tipo de diálogo com o ETA. O governo de José Luis Rodriguez Zapatero exige a desarticulação total dos terroristas e a entrega das armas do grupo.
No vídeo, divulgado na manhã deste domingo, três homens encapuzados aparecem em frente à câmera enquanto a voz de uma mulher anuncia o cessar-fogo. Afirma que o atentado mais recente do grupo, uma série de pequenas bombas que explodiram na ilha de Mallorca, no início de agosto, foi o último ataque terrorista do grupo. Por fim, o texto lido no vídeo diz que o grupo pretende iniciar um processo democrático para as negociações com o governo.
Mas, para analistas políticos espanhóis, que passaram o domingo avaliando o anúncio, o cessar-fogo não se trata de vontade real do grupo de largar a atividade terrorista, e sim uma tentativa desesperada de conseguir representação nas próximas eleições espanholas de outubro. Isso porque, no ano passado, os partidos políticos supostamente vinculados ao ETA, a chamada esquerda abertzale, foram considerados ilegais pela Justiça espanhola.
O ministro de Interior da Espanha, Alfredo Pérez-Rubalcaba, passou o domingo analisando o vídeo a portas fechadas junto com investigadores policiais dedicados exclusivamente a combater o ETA. No início da noite, o Ministério concluiu que o cessar fogo não cumpre as exigências que o governo vinha fazendo nas últimas semanas e, por isso, não haverá chance de legalização dos partidos supostamente veiculados ao ETA, assim como qualquer tipo de diálogo com o grupo.
Um dos argumentos é o de que o grupo não deixou claro quanto tempo durará a trégua ou se ela é permanente. Além disso, não mencionou se vai abandonar as armas, o que era uma exigência do governo para qualquer possibilidade de diálogo com o grupo.
Durante todo o dia, o anúncio do cessar-fogo do ETA foi o principal assunto na imprensa espanhola e até em redes sociais do país. Em comunicado oficial, Zapatero se disse “profundamente cético” com o anúncio.
Mas houve também reações mais conciliatórias. O ministro de Trabalho, Celestino Corbacho, pediu prudência a todos. E a esquerda do País Basco afirmou acreditar que o anúncio é um primeiro passo para uma trégua indefinida e um cenário de paz na região.
Este foi o terceiro anúncio de trégua anunciado pelo ETA ao longo de seus 51 anos de existência, mas o primeiro em que os terroristas falam em democracia e não determinam um período para o cessar-fogo.

Nenhum comentário: