quinta-feira, 9 de setembro de 2010

"Zapatero, dimisión"


Apesar de desagradar a aliados, oposição, sindicatos e até empresários, a reforma trabalhista do governo espanhol conseguiu aprovação definitiva no parlamento nesta quinta-feira. A reação imediata dos trabalhadores foi pedir, em coro, a demissão do chefe de governo José Luiz Rodriguez Zapatero.

Como na França, a reforma trabalhista de Zapatero desatou uma forte crise social na Espanha, culminando com o anúncio de uma greve geral, a primeira desde a reabertura democrática no país, no dia 29 de setembro.

Nesta quinta-feira, cerca de 16 mil trabalhadores que estavam reunidos em um encontro de sindicatos em Madri na mesma hora da votação da reforma, protestaram com fortes e duradouros gritos de “Zapatero, demissão”.

A forte rejeição à reforma está em medidas polêmicas como a flexibilização de contratos de trabalho e das demissões, isso em um contexto de uma Espanha que amarga o pior índice de desemprego da União Europeia, de quase 20% da população economicamente ativa.

Mesmo assim, a proposta conseguiu aprovação no Senado espanhol na manhã desta quinta-feira. Isso foi possível graças aos votos dos integrantes do Partido Socialista Espanhol, de Zapatero, que são maioria, e às abstenções dos membros do Partido Nacionalista Vasco, em troca de propostas suas incluídas na reforma.

Oposições da esquerda e da direita protestaram contra a aprovação. E, durante o ato dos trabalhadores nesta quinta-feira, o presidente do sindicato Comissões Obreiras, Candido Mendes, disse estar confiante de que a greve vai forçar o governo a rever os pontos do polêmico texto.

Com a reforma, as empresas poderão, por exemplo, demitir por justa causa funcionários que faltem a mais de 20% das jornadas de trabalho durante dois meses seguidos. Ou ainda só tornar fixos trabalhadores que estejam no mesmo posto, com contratos temporais, por nada menos que três anos. Ainda não há prazo para a entrada em vigor do texto, mas já é certo o alvoroço social que ela seguira causando na Espanha.

Nenhum comentário: