segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Apático, Festival de Cinema de San Sebastián premia filme inglês

206 filmes, orçamento apertado pela crise, poucos aplausos e a presença estrelar de Julia Roberts. Assim foi o 58º Festival de Cinema de San Sebastián, no norte da Espanha, que terminou neste sábado com um certo clima de apatria entre os expectadores.
Contrariando expectativas, “Neds”, do inglês Peter Mullan, levou a Concha de Ouro -- a premiação máxima de San Sebastián. O filme, que aborda a violência sofrida por um estudante escocês na década de 1970, também saiu vencedor na categoria melhor ator, concedida ao protagonista Conor McCarron.
O prêmio de melhor diretor ficou com o chileno Raúl Ruiz, por “Mistérios de Lisboa”, longa de quase quatro horas que foi um dos poucos muito aplaudidos no festival.
Outro que também estava bem cotado, o catalão “Pa Negre”, de Agustín Villaronga, terminou vencedor na categoria melhor atriz, pela atuação da espanhola Nora Navas.
As produções catalães foram uma das marcas desta edição do festival. “Elisa K”, de Jordi Cadena y Judith Colell, ficou com o prêmio espacial do júri, pelo assunto que aborda -- um intenso mergulho psicológico na cabeça da protagonista, uma menina que é estuprada por um amigo do pai e só se lembra do episódio 14 anos depois.
E basco “Aita”, que arrancou pouquíssimos aplausos da plateia, garantiu a Concha de Prata de melhor fotografia.
As produções da América Latina também ganharam destaque no festival, que dedicou uma categoria de filmes só para cineastas da região. O mexicano “Abel”, primeiro longa de ficção do ator e diretor Diego Luna, o filme de abertura do festival, foi escolhido o melhor deles.
Prejudicado pela atual crise econômica espanhola -- houve cortes de patrocinadores e do próprio governo espanhol -- a edição deste ano do Festival de San Sebastián não conquistou os expectadores com os filmes apresentados. Na maioria das sessões oficiais, de filmes que concorriam aos prêmios principais, terminavam com aplausos pouco animadores. No anúncio das obras vencedoras, também houve poucos aplausos. Um dos pontos altos do festival aconteceu no último dia 20, quando a atriz americana Julia Roberts e o ator espanhol Javier Barden foram a San Sebastián lançar o filme “Comer, Rezar, Amar”, , do norte-americano Ryan Murphy, que protagonizam. No mesmo dia, Roberts recebeu o Prêmio Donostia do festival, que é concedido a cada edição para uma personalidade do cinema mundial.

Nenhum comentário: