segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Espanha homenageia polvo adivinho da Copa, que vira mania no país


Quase um mês após a conquista da Copa do Mundo, os espanhóis ainda não esqueceram o polvo Paul, que ficou famoso durante o mundial por acertar os resultados dos jogos. No domingo, o cefalópode da Alemanha foi homenageado na festa anual do polvo em O Carballiño, na região da Galícia, com escultura e título oficial de amigo da cidade.
A ideia inicial era que Paul participasse em carne e tentáculos da festa, na qual cerca de 70 mil pessoas vão degustar pratos à base de polvo, característicos da região. Nas últimas semanas, os organizadores do evento tentaram de tudo para trazê-lo a Espanha. Empresários do setor pesqueiro de O Carballiño, conhecida como a capital espanhola do polvo, ofereceram nada menos que 35 mil euros para comprar Paul - e garantiram não colocá-lo no fogão, mas exibi-lo em feiras e festas galegas.
Mesmo assim, os donos do aquário da cidade alemã de Oberhausem, onde vive o animal, refutaram a oferta, alegando que seria arriscado demais transportá-lo até a Espanha.
Mas o prefeito e o secretário de Turismo de Oberhausem foram à comemoração ontem para receber a homenagem e ainda fechar parcerias turísticas entre as duas cidades, segundo informou a prefeitura de O Carballiño.
Na semana passada, cozinheiros da cidade galega, animados com a possível vinda de Paul, anunciaram que entraram no Guiness, o livro dos recordes, por preparar o maior prato à base de polvo do mundo, pesando 100 quilos.
Mas não é só a cidade galega que está aproveitando a fama de Paul na Espanha. A inusitada aparição do polvo adivinho durante a Copa também tem rendido dividendos ao setor turístico do país. Em Madri, as principais lojas de lembranças e produtos típicos vendem camisetas com a imagem do polvo vestindo cores da bandeira espanhola. Pelas ruas da cidade, carros levam adesivos do animal com os dizeres: “o polvo Paul é espanhol”.
Também chegou às lojas uma imensa leva de bichos de pelúcia em forma do cefalópode, igual aos que os jogadores da seleção espanhola levavam nas mãos durante o desfile em carro aberto que fizeram em Madri após a vitória.
Exagero ou não, o fato é que, assim como as previsões de Paul, a “polvomania” acertou em cheio o mercado espanhol.

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