quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Cruzeiro da Disney resgata imigrantes em alto mar rumo à Espanha


Em agosto, as praias espanholas não são destino só dos turistas norte-europeus. O mês é também a época com o maior número de chegadas de barcos com imigrantes irregulares às costas do país. Quase diariamente, se anuncia por aqui a descoberta de uma nova "patera", como são chamadas as embarcações de madeira abarrotadas de pessoas, sobretudo africanos, rumo a praias do sul do país e das ilhas espanholas.
Na semana passada, um cruzeiro da Disney que passeava pelo mediterrâneo resgatou um grupo de 16 pessoas que estavam à deriva e, segundo a polícia espanhola, sofrendo de hipotermia e desidratação. Ontem, foi a vez da própria polícia descobrir duas embarcações, com 68 pessoas no total, que tentavam ancorar em uma praia perto de Granada, no sul da Espanha.
Quando resgatadas, essas pessoas, em maioria africanos subsaarianos que tentam entrar de forma ilegal na Espanha, são levadas a um centro de "acolhida" (que, na prática, é de detenção) ou enviados de volta, dependendo do acordo que a Espanha tenha com seus países de origem para devolução de imigrantes ilegais.
Apesar de esta não ser a principal via de entrada ilegal na Europa (os imigrantes que entram pelo aeroporto com vistos de turistas e permanecem no continente são maioria ganham de longe), as pateras ficaram associadas à figura dos imigrantes ilegais na Espanha.
Começaram a preencher jornais e noticiários a meados da década passada, e, desde então, continuam chegando às mesmas costas para as quais também "migram" os norte-europeus todos os verões.


Disney Magic. Resgataram sexta de madrugada. Estavam desidratados.

Nenhum comentário: