quinta-feira, 4 de março de 2010

O fim do Olé?


Se você nunca foi à tourada de Madri, não há motivo para se preocupar. A polêmica festa em que se esfaqueia touros em praça pública vai virar Bem de Interesse Cultural, segundo anunciou nesta quinta-feira a comunidade de Madri. Mas em Barcelona se discute uma lei para fazer justamente o oposto: proibir completamente as chamadas "coridas de toros", uma forte tradição espanhola, que, aliás, já foi mencionada aqui.
Também nesta quinta-feira, políticos, filósofos e toureiros travaram um intenso debate sobre o tema no Parlamento catalão, em Barcelona. E, tal como as touradas, os argumentos foram polêmicos. O filósofo francês Fracis Wolf, pró-touradas, rebateu as críticas sobre a matança de animais praticadas na festa. Disse que, nelas, "o animal e combatido com respeito, não é morto como uma coisa, é uma luta simbólica", argumento que foi contestado pelo espanhol Javier e Lucas, também filósofo: "a violência também inspirou a arte, a festa, o pensamento, pela filosofia, e nem por isso defendemos a violência ou a guerra".
O Partido Popular, principal oposição ao governo, entrou na briga. O líder do partido, Mariano Rajoy, e a presidente da comunidade de Madrid (equivalente ao cargo de governador brasileiro), Esperanza Aguirre, foram às televisões defender as touradas, "um bem a proteger", segundo Aguirre.
Mais que um choque entre a Espanha moderna e a tradicional, a briga reflete também as diferenças entre as regiões da Catalunha, mais progressista e menos conectadas aos símbolos espanhóis, e de Madri, mais tradicionalista e com governo mais conservador.
Mas tampouco é uma briga nova. Nos últimos anos, a sociedade vem discutindo e se dividindo sobre as touradas, com uma tendência crescente a opiniões desfavoráveis a ela. Mesmo assim, um eventual fim do "olé" ainda parece longe. Mas cada vez menos.
A seguir, reportagem da Televisão Espanhola sobre o assunto: http://www.rtve.es/rss/videos/noticias/TE_PCATAL.xml

2 comentários:

marcelo alves disse...

Entendo o argumento do filósofo, mas acho a tourada uma crueldade com o animal.

Guilherme disse...

Olá Luisa,

me chamo Guilherme e acompanho seu blog e sua cobertura sobre a Espanha na Folha de São Paulo. Como você, eu também estudo migrações internacionais aqui na USP e gostaria muito de conversar com você sobre algumas questões sobre imigração ai na península.

Será que você poderia mandar seu email para guilherme.saldanha@usp.br pra gente poder conversar?

Obrigado,

Guilherme Saldanha