segunda-feira, 4 de outubro de 2010

"Dilma ganhou" para imprensa espanhola

"Dilma ganhou".
Esta foi uma das frases mais repetidas hoje pela imprensa espanhola, que vive um caso de amor com o Brasil e, mais especificamente, com Lula e sua candidata, sempre citada com o apodo de "ex-guerrillera".
Daí o destaque dado à "vitória" de Dilma Rousseff, o que na maioria dos casos apareceu na frente da informação sobre o segundo turno.
O "El País", um dos primeiros jornais do mundo a noticiar, no seu site, que a petista venceria mas teria que passar por um segundo turno, deu chamada de capa para matéria sobre "vitória insuficiente da candidata de Lula". Mas destacou que ela chegou mais perto de "fazer história e se converter na primeira mulher em ocupar a presidência do maior país da América Latina". Normal para um jornal cujo diretor anunciou, há alguns dias, que o Brasil é uma das duas prioridades do Grupo Prisa, que controla o "El País", em 2011.
Os canais de notícias, que ontem destacaram análises apontando que a nova classe média brasileira iria definir as eleições, passaram o dia repetindo a frase "Dilma ganhou", acompanhada de imagens da candidata votando e recebendo um beijo de Tarso Genro.
O jornal direitista "El Mundo" veio publicou na capa que "Dilma ganha no Brasil, mas deverá ir ao segundo turno com Serra"
Mas, ao longo do dia, os sites e telejornais começaram a prestar mais atenção no verdadeiro destaque desta eleição, os quase 20% de votos de Marina Silva.
De tarde, o "El País" colocou na capa do seu site uma foto grande de uma gargalhada de Marina, em cima da frase: "Silva, chave no futuro do Brasil".
Nas TVs, Marina, mostrada repetidamente fazendo o V da vitória após votar, foi exibida como "a nova terceira via do Brasil", segundo classificou reportagem do canal CNN+.
Para José Serra, sobrou pouco espaço.

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